Biblioteca Ariano Suassuna - UFAPE

Histórico

A Biblioteca Ariano Suassuna tem sua origem em setembro de 2005, com a criação da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), primeira extensão universitária instalada no País, dentro do programa de expansão do Sistema Federal de Ensino Superior. Pesquisar e registrar sua memória constitui importante tarefa para os que nela trabalham e representa um legado de episódios e contextos preservados para as gerações futuras.

Inicialmente, a biblioteca funcionou em espaço provisório e emprestado no primeiro prédio ocupado pela UAG, ocupando uma área de aproximadamente 32m². Sem equipe técnica, adotou-se, à época, rodízio de servidores e colaboradores para sua organização, com atendimento ao público em horário irregular, limitando-se aos serviços de empréstimo e devolução de livros sem preparação técnica.

A partir de outubro de 2006, com a nomeação de duas bibliotecárias para o quadro funcional da UFRPE, o acervo da biblioteca começou a receber tratamento técnico (classificação, catalogação, indexação, tombamento etc).

Em março de 2007, passou a ocupar espaço físico equivalente a 08 salas de aulas mais dois corredores, distribuídos em 03 salas para o acervo geral; 01 sala para Literatura Cinzenta, Obras de Referência e Consulta Local; 01 sala para processamento técnico; 01 sala para Administração e Serviço de referência; 01 corredor para circulação de materiais com 02 guichês de atendimento; 02 totens de Consulta ao Acervo; 01 sala de estudos e 01 sala para o laboratório de informática (em processo de instalação).

Seu acervo direciona-se a atender aos Cursos ofertados pela universidade, tais como: (Graduação) Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Letras, Medicina Veterinária, Pedagogia e Zootecnia; (Pós-Graduação) Especialização em: Questão agrária; Mestrado em: Ciências Ambientais, Ciência Animal e Pastagens, Produção Agrícola, Mestrado Profissional em Letras e Sanidade e Reprodução de Animais de Produção.

A Biblioteca tem como missão: promover  o acesso, a recuperação e a transferência da informação nas funções de ensino, pesquisa e extensão, através de serviços e produtos ofertados à comunidade na qual está inserida, absorvendo para si a responsabilidade de proporcionar a disseminação de conhecimentos que acompanhem a evolução tecnológica e social e que sejam capazes de provocar mudanças individuais, sociais, políticas e econômicas.

Os serviços oferecidos são: empréstimo domiciliar; renovação e reservas on-line; catalogação na fonte; normalização; comut; multa solidária; visitas orientadas; aulas, palestras e cursos; treinamentos de ao Portal de Periódicos CAPES e Bases de Dados; terminais de consulta ao acervo; consulta local e outros.

Com a emancipação da Unidade Acadêmica de Garanhuns, no ano de 2018, a qual passou a ser Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), a biblioteca Ariano Suassuna passou a ser a primeira biblioteca do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFAPE (SIB-UFAPE), deixando de ser uma biblioteca setorial e passando a ser a Biblioteca Central do SIB-UFAPE.

Outras Informações

  • Horário de atendimento ao público: das 8:00 às 21:00.
  • Endereço:

Biblioteca da UFAPE
Prédio A, Térreo.
Avenida Bom Pastor, s/n - Boa Vista
Garanhuns/PE - CEP: 55292-270
 
Equipe
 
Bibliotecárias 

Elayne Oliveira;
Jaciara Felix (Direção);
Marília Santana (Coordenação de Serviço de Referência);
Talita Arruda (Coordenação de Serviços Digitais).

 
Apoio Técnico

Paula Pontes (Assistente Administrativo);
Vanessa Passos (Técnica em Secretariado).


Auxiliares de Bibliotecas


Chiara Gomes;
Karla Holanda;
Leandra Medeiros.
  
Fale Conosco
E-mails:


Direção
direcao.sib@ufape.edu.br
 
Atendimento ao Usuário
atendimento.sib@ufape.edu.br

Coordenadoria de Serviços Digitais

servicosdigitais.sib@ufape.edu.br