PRAE presente no 1º Encontro de Estudantes Indígenas e Quilombolas realizado na UFAPE

Enviado por suzana em Qua, 16/11/2022 - 19:40

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) participou do 1º Encontro de Estudantes Indígenas e Quilombolas, evento idealizado e promovido por uma comissão de estudantes indígenas e quilombolas da UFAPE, coordenada pelo estudante de Agronomia, Jêison J. Santos, indígena do povo Pankararu. 

Além do apoio na organização, a PRAE esteve representada na Mesa Redonda sobre  “Diversidade Étnico-racial e Direitos Estudantis”, com a participação da Pró-reitora de Assistência estudantil, Joselya Claudino e de Emanuelle Chaves, Diretora de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da PRAE. A mesa também contou com a participação da professora Verônica Araújo Mendes, historiadora, mestranda e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História Indígena no Brasil Republicano. 

O 1º Encontro de Indígenas e Quilombolas foi realizado no dia 08 de Novembro de 2022 e reuniu estudantes de diversos povos indígenas como Kambiwá, Xucuru de Cimbres, Pankararu, Pankará, e comunidades quilombolas como Castainho, Atoleiro e Angico, dentre outros, que compuseram a Mesa de Abertura do Evento com relatos de suas realidades nas comunidades e na Universidade. 

O Encontro de Estudantes representa um marco histórico para a UFAPE, no sentido do reconhecimento, respeito e valorização da presença dos povos tradicionais na universidade. Além de ser um espaço de diálogo e de fortalecimento das identidades étnico-raciais, o evento colocou em debate as relações de exploração e tortura que fundaram a sociedade brasileira, a necessidade de reparações históricas para indígenas e quilombolas através de políticas de ações afirmativas e o papel da universidade nesse processo. 
O 1º Encontro de Estudantes Indígenas e Quilombolas culminou com o encaminhamento para criação do Observatório das Ações Afirmativas para Permanência Estudantil na UFAPE, que será coordenado pelo Departamento de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEA-PRAE) e contará com a participação de vários estudantes. A participação está aberta para toda a comunidade acadêmica. Demais interessados(as) em integrar o Observatório poderão entrar em contato com o DPEA/PRAE. O Evento contou, ainda, com a exposição cultural das comunidades indígenas e quilombolas. 


Confira as fotos abaixo: