Abertura do II Congresso de Iniciação Científica da UFAPE

Enviado por suzana em Sex, 25/11/2022 - 14:54

A solenidade oficial de abertura do CIC UFAPE 2022 aconteceu ontem à noite (23/11) no auditório do LACTAL. Estiveram presentes diversas autoridades como o Reitor da Universidade, prof. Airon Melo,  o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI), prof. Romualdo Lima, a coordenadora geral do SAPIENS, prof.ª Cibele Castro, a coordenadora do Congresso de Iniciação Científica, Prof.ª Josabete Carvalho,  a diretora de Pesquisa da PRPPGI, prof.ª Karla Andrade e a responsável pela seção de divulgação científica da pró-reitoria, prof.ª Iris Souza.  
Na ocasião, foram destacados diversos pontos bastante simbólicos para o CIC UFAPE. Primeiro, por ser um evento construído por muitas mãos, com empenho e dedicação de uma grande equipe. E, também, por ser o primeiro a ser realizado presencialmente, desde que a universidade foi emancipada. 
Em seguida, realizou-se duas palestras com temas bastante pertinentes para o atual cenário das instituições de ensino superior: “Pesquisa científica e formação profissional no contexto da pós-modernidade” com a prof.ª Juliene Gomes, e “A importância do investimento de Pernambuco para a CT&I” com o coordenador técnico da diretoria científica da FACEPE, Jayme Ribeiro. Nelas foram discutidos desde o papel e a importância da ciência produzir e divulgar verdades científicas e  os desafios da formação profissional na atualidade, até o papel da FACEPE como agente indutor da formação e desenvolvimento tecnológico e de inovação no Estado, perspectivas, impactos sociais e modalidades de financiamentos.