Dezembro Laranja: mês de conscientização e combate ao câncer de pele

Enviado por suzana em Ter, 27/12/2022 - 14:20

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, com registro de cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
Fique atento a qualquer lesão na pele, pinta ou mancha, que não cicatrize ou que facilmente apresente sangramentos, ou ainda, que apresente coceira. Procure sempre a avaliação de um profissional especializado quando detectar qualquer irregularidade em sua pele.
São fatores de risco para o surgimento do câncer de pele: história familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol, sem a proteção adequada; e exposição prolongada e repetida ao sol durante a infância e adolescência.
Tome cuidados básicos de prevenção, como: evitar exposição prolongada ao sol entre as 10h e 16h; usar filtro solar diariamente; procurar ficar à sombra; e usar roupas com fotoproteção, óculos escuros e chapéus ou bonés.

Fonte:
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Dermatologia

imagem-slide-show