Pró-reitoria de Assistência estudantil - PRAE

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFAPE é responsável pelo desenvolvimento de programas, serviços e ações que visam à redução das desigualdades socioeconômicas, de gênero, raça e etnia e à ampliação das taxas de acesso e permanência, prioritariamente, de estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

São oferecidos benefícios financeiros (bolsas e auxílios), equipamentos sociais (Residências Universitárias) e serviços profissionais, como o Serviço Social, com o objetivo de promover a permanência de estudantes afrodescendentes, quilombolas, indígenas e de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Mediante o atendimento de múltiplas necessidades estudantis ao longo da trajetória acadêmica, a PRAE/UFAPE oportuniza que estes discentes obtenham bom desempenho acadêmico e concluam seus cursos, contribuindo, assim, para redução dos índices de evasão e retenção na instituição.

Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES
As ações de assistência estudantil se constituem como direito dos(as) estudantes e são regulamentadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES (Decreto nº 7.234/2010), que é também sua principal fonte de financiamento. O PNAES tem como objetivos: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir as taxas de retenção e evasão; e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

 

Equipe Técnica

Programas e Benefícios Oferecidos

Seleções

Resoluções Relacionadas

Lista mensal de beneficiários PRAE

Programa de Bolsa Permanência - PBP/MEC

Monitoramento e Transparência

Outros Documentos

 

PERFIL SOCIOECONÔMICO - GRADUAÇÃO

 

Contatos:

Pró-reitoria de Assistência Estudantil - prae@ufape.edu.br
Departamento de Gestão de Finanças e Infraestrutura - dgfi.prae@ufape.edu.br
Departamento de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas - dpea.prae@ufape.edu.br
servicosocial.prae@ufape.edu.br 
Whatsapp da PRAE: (87) 98162-2945