Aperfeiçoamento docente

Coordenadoria de Aperfeiçoamento Docente - CAD

A CAD desenvolve e gerencia atividades ligadas ao aprimoramento de professores da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) em três eixos:

• Eixo didático pedagógico, com ações voltadas para formação continuada de docentes, fomentando o debate de métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, inovação e aplicabilidade de propostas educacionais nas mais diversas áreas. Neste eixo, importa investigar também índices de eficiência de discentes em componentes curriculares específicos e, a partir destes índices, problematizar as relações entre as práticas de sucesso e insucesso e as estratégias didático-pedagógicas.
  • Eixo relacionamentos interpessoais, entendendo a prática de formação docente como uma ação permeada pelas relações professor-aluno e professor-professor, é relevante pensar temas que envolvem a comunicação não violenta, formas de abuso, assédio moral, bem como as diferenciações entre permissividade e autoritarismo no ambiente da sala de aula.
  • Eixo formação continuada e autocuidado, compreendendo que o olhar da instituição para o docente deve se voltar para modo como este se observa e se valoriza. Os professores são, sobretudo, atores de cuidado com o aprender e o ensinar. Por outro lado, precisam de cuidado constante. O cuidado com a mente, na maneira de pensar o próprio fazer docente e o propósito social desta prática, bem como o cuidado com o corpo e com a voz como instrumento docente. Nesse sentido, estimulam-se outras formas de se perceber como professor.

Histórico dos eventos

Atividades 2022

Atividades 2023

Link para sugestões de temas a serem abordados em formações