Relatório 2023 de atividades da coordenadoria de aperfeiçoamento docente – ano 2023

Na abertura do semestre 2022.2, ano civil 2023, foi realizada a I Semana de Formação Pedagógica para Docentes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE. De 8 a 12 de maio de 2023, constituindo um conjunto de ações pensadas para organização dos cursos de graduação, com reuniões de pleno e de NDE e palestras para formação docente. Este evento contou com 50 professores inscritos e teve a seguinte programação:

Programação da I Semana de formação continuada de professores da UFAPE

SEGUNDA-FEIRA

8 de maio

TERÇA-FEIRA

9 de maio

QUARTA-FEIRA

10 de maio

QUINTA-FEIRA

11 de maio

SEXTA-FEIRA

12 de maio

Reuniões de PLENO com a PREG dos cursos de Zootecnia (08h-10h) e Agronomia (10h-12h)

Reuniões de PLENO com a PREG dos cursos de Medicina Veterinária (08h-10h) e Engenharia de Alimentos (10h-12h)

Reuniões de PLENO com a PREG dos cursos de Letras (08h-10h),

Ciência da Computação (10h-12h) e

Pedagogia (10h-12h)

Minicurso com a professora Safira Valença Bispo -UFAPE.

Tema: Formação continuada para uso do Moodle e gamificação

14h-17h.

Google Meet.

Link para o curso:

Reuniões de NDE

Sugestões de pauta:

Reformulação e ou atualização do PPC; Curricularização da Extensão;

Planejar ações do curso para o semestre

Medicina Veterinária

Zootecnia

Engenharia de Alimentos

Letras

Ciência da Computação

Agronomia

Mesa de abertura

(Reitor, Pró-reitor de Planejamento. Pró-reitora de Ensino e Graduação).

14h-14h30min.

Conferência com o professor Victor Netto Maia -

Pró-reitor de Planejamento

Tema: “Cenário educacional do ensino superior no Brasil: o lugar da UFAPE neste contexto”.

14h30min- 16h30min.

Café e confraternização

Palestra com a professora Paula Rejane Lisboa da Rocha

Tema: “O Currículo no Ensino Superior: desafios para a docência”.

14h-17h.

Local: LACTAL.

Mesa redonda com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

Tema: Os avanços e desafios da Extensão e sua Curricularizacao na UFAPE: relato da experiência prévia do curso de Licenciatura em Pedagogia

Responsáveis:

Pró-reitor de Extensão e Cultura: professor Marcos Pinheiro Franque e

Professoras Elaine Cristina Nascimento da Silva e Leila Nascimento da Silva

14h-16h.

Local: LACTAL.

Ainda no ano de 2023, em 18 de outubro foi realizado o IV Encontro de formação continuada de professores, constituindo 1 dia de evento com palestra e oficinas em torno do tema: Formação e o Cuidado de si e do outro.  27 professores participaram. O objetivo foi proporcionar debates em forma de palestras, minicursos e oficinas para pensar o fazer docente em dois eixos: Eixo didático pedagógico, com ações voltadas para formação continuada de docentes, fomentando o debate de métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, inovação e aplicabilidade de propostas educacionais nas mais diversas áreas. Outro eixo importante desta coordenadoria se centra nas relações interpessoais entre professores e estudantes. Entendendo a prática docente como uma ação permeada pelas relações interpessoais, é relevante pensar temas que envolvem a comunicação não violenta, formas de abuso, assédio moral, bem como as diferenciações entre permissividade e autoritarismo no ambiente da sala de aula.

Nesse sentido o evento teve uma formatação mais simples. A abertura se deu a partir de uma fala do coordenador de aperfeiçoamento docente o prof  Dr. Carlos Fernandes em seguida foi servido um café da manhã para os professores presentes.

A palestra de abertura foi ministrada pelo psicólogo Diego Guedes da UFAPE e teve por título “Síndrome de Burnout: da satisfação ao esgotamento pelo trabalho”, foi realizada uma dinâmica e testes com os ouvintes sobre os esgotamentos no trabalho.

O evento retornou na parte da tarde com a Oficina de técnicas respiratórias do Yoga para vitalidade e alívio de ansiedade, ministrada pelo professor Carlos Fernandes. Na ocasião, os professores realizaram exercícios somáticos e respiratórios para serem aplicados no cotidiano.

Por fim, finalizou-se o encontro com uma roda de diálogo sobre Comunicação e respeito: a busca pelo equilíbrio entre o individual e o coletivo, mediada pelo professor Sansuke Watanabe. Após uma exposição sobre o tema, os professores debateram sobre situações de trabalho em que o diálogo pode ser mediador de conflitos.

Fotos:

Imagem removida.

Imagem removida.Imagem removida.Imagem removida.