NEAVI - UAG/UFRPE realizou o 1º Encontro de Avicultura da UAG/UFRPE

Enviado por ufape em Dom, 14/06/2020 - 21:00

sexta-feira, 13 Setembro 2019 - 10h19

No dia 28/8/2019, dia Nacional da Avicultura, o Núcleo de Estudos em Avicultura da Unidade Acadêmica de Garannhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (NEAVI/UAG/UFRPE) realizou o 1° Encontro de Avicultura da UAG/UFRPE.

A avicultura é uma das atividade mais importantes economicamente para o Brasil – segundo maior produtor de carne de frango do mundo (13 milhões de toneladas em 2018) e sétimo maior produtor de ovos (40 bilhões de ovos). É uma atividade responsável por empregar mais de 5 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por 1,5% do PIB. O setor é representado por dezenas de milhares de produtores integrados, centenas de empresas beneficiadoras e dezenas de empresas exportadoras. É importante pontuar a avicultura alternativa que tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos.

Aliado a importância ecônomica, a avicultura possui papel fundamental para as famílias de baixa renda, pois, os produtos provenientes da atividade (carne e ovos) são considerados excelentes fontes de proteína e de baixo valor aquisitivo comparadas as demais.

O crescimento da atividade é presente em âmbito nacional e em Pernambuco não é diferente. O Estado cresceu, em 2018 comparado a 2017, 9% na produção de carne de frango (detém 1,05% do frango produzido no país) e de 5,3% na produção de ovos (7% de todo ovo produzido no Brasil), assumindo posição de destaque no PIB agropecuário do Estado. Em Pernambuco são movimentados R$ 3,5 bilhões por ano 150 mil pessoas são empregadas. Em São Bento do Una – PE - Capital do Ovo do Nordeste, são produzidos diariamente cerca de 6 milhões de unidades de ovos. Isso coloca o município em quinto lugar na produção de ovos no Brasil.

O Diretor geral e acadêmico da UAG/UFRPE, Prof. Airon Aparecido de Melo comentou sobre a importância do evento para a atividade avícola da região e para instituição, somando-se a mais um evento realizado dentro da UAG e que possue um impacto muito positivo para toda comunidade. Concluio dizendo que o NEAVi poderá contar com o apoio da UAG/UFRPE para realização dos próximas atividades. A Profa. Safira, Coordenadora do Curso de Zootecnia da UAG/UFRPE, enfatizou a importância do evento e das atividade que o NEAVI tem realizado para os alunos do, sendo um grande atrativo e ferramenta de engajamento dos alunos em atividades extra-sala de aula.

Os temas abordados no evento foram “Biosseguridade na avicultura industrial”, explanado pela Zootecnista Sabrina Monteiro, da EPE – Produtos Agropecuários, e “Influência da qualidade do pinto e do manejo inicial na produtividade de frangos de corte", pelo o Zootecnista Alex de Souza, da Notaro Alimentos. O NEAVI contou com o apoio da UAG/UFRPE, Coordenação do Curso de Zootecnia, Associação Avícola de Pernambuco (AVIPE), EPE – Produtos agropecuários, Notaro Alimentos e Agência PE para a realização do evento.

O público presente foi de 80 pessoas, entre alunos, avicultores e profissionais.