19h: PREC homenageia as 10 pioneiras da UAG(UFRPE)/UFAPE

Neste mês da Mulher, a PREC homenageia as 10 pioneiras da UAG(UFRPE)/UFAPE

Era uma segunda-feira, 05 de setembro de 2005, quando os nomes de 26 servidores e servidoras estampavam as páginas 15 e 16, número 171 da seção 2 do Diário Oficial da União (DOU). O texto no DOU tratava das nomeações, por parte do então Reitor Valmar Corrêa de Andrade, para ingresso destes servidores, todos docentes, na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE, atual UFAPE. Ainda sem sede própria, a UAG iniciou suas atividades acadêmicas nas instalações onde funcionou, no século XX, um internato de propriedade do Colégio XV de Novembro, na rua Ernesto Dourado. Na bela edificação de pé direito alto, era possível ouvir os mais variados sotaques de todos os cantos do Brasil que ecoavam pelos vãos dos corredores e nos cômodos improvisados, como salas de aula e escritórios. A partir da Ernesto Dourado, muitas histórias foram sendo construídas. As aulas embaixo das árvores, as salas coletivas para docentes e técnicos, os encontros sociais para conversas sobre a vida, as amizades com estudantes, a interação com a comunidade e muita vontade de contribuir com o desenvolvimento da região.

Dos servidores nomeados naquele dia 05 de setembro, 10 mulheres foram as pioneiras em atividades acadêmicas na UAG, que enfrentaram as adversidades de um início que prometia a consolidação da Ensino Superior nas terras de Simôa Gomes, polo estudantil que passou a receber as demandas de toda região, de estados fronteiriços e de todo Brasil. Com algumas dessas mulheres, continuamos nos deparando pela UFAPE. Outras, por razões diversas, não estão mais na instituição, mas seus corações e memórias ainda por aqui vagueiam em nome do trabalho, da amizade que fizeram e em saudades eternas.

Neste mês de março, mês da Mulher, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFAPE homenageia as 10 MULHERES PIONEIRAS DA UAG (UFRPE) em uma roda de conversa para um bate-papo que envolve, unicamente, histórias de vida femininas fora e dentro da Universidade. E quem são elas? Para saber quem são, não perca a live das 10 Mulheres Pioneiras da UAG (UFRPE), que terá a condução descontraída das equipes dos Departamentos de Arte e Cultura e de Difusão Científica, Tecnológica e Inovação da PREC. A transmissão será pelo canal do YouTube oficial da UFAPE, com trabalhos técnicos da ASCOM.

Data: 24/03/2022 (quinta-feira)

Data do Evento