Semana de formação pedagógica para docentes

Enviado por DCOMU em Seg, 08/05/2023 - 20:05

A Pró-reitora de Ensino de Graduação,  Profª Emanuele Albuquerque, abriu os trabalhos do dia, destacando a necessidade da formação continuada do trabalho docente, como várias atividades que vêm sendo desenvolvidas na UFAPE. A professora reforçou a necessidade da participação e a sensibilização docente nessas atividades. Finalizou desejando uma ótima formação a todos e todas.

O Reitor da UFAPE, Prof. Airon Aparecido de Melo, versou sobre a sobrevivência da Educação no mundo pós-pandemia e, com isso, a necessidade de repensar os nossos caminhos e as direções que o mundo toma neste momento. A atualização da UFAPE é relevante nesse contexto para sermos uma Universidade do futuro. O professor Airon finalizou desejando boas discussões no evento.

O Prof. Victor Netto Maia, Pró-reitor de Planejamento, apresentou a palestra intitulada “Cenário do Ensino Superior no Brasil: o lugar da UFAPE nesse contexto”, fazendo um apanhado dos dados do TCU, comparando a UFAPE com outras Universidades. Apesar do aumento da procura e do número de cursos, houve uma diminuição na entrada de estudantes no ensino superior. Assim, a UFAPE deve investir em manter os estudantes quando entram em nossos cursos. O Enem é responsável por menos de 20% das entradas nas Universidades no Brasil e a maior parte dessas entradas é nas Universidades públicas. Os cursos de tecnologia são os que têm maior demanda, enquanto as licenciaturas apresentam taxas de sucesso bastante satisfatórias.

Apesar da UFAPE ser a menor Universidade Federal do país, nossos números encontram-se na média nacional, segundo o professor Victor. Na UFAPE, de acordo com o MEC, cerca de 37% dos alunos ingressantes chegam a se formar. Em 2021, o maior incremento na taxa de sucesso na graduação (TSG) da UFAPE foi do curso de Zootecnia, enquanto os cursos de Medicina Veterinária e Pedagogia apresentam maior TSG.  Como a maior parte dos cursos está elevando a média, então a UFAPE tende a conquistar mais recursos junto ao MEC, desde que toda a comunidade participe desse crescimento.

O professor ressaltou a necessidade de aumento de técnicos e anunciou a recente abertura de edital para contratação de 70 servidores. Várias outras questões orçamentárias estão envolvidas na redução de evasão e aumento do número de cursos, assim como condições de trabalho dos servidores, condições de permanência do aluno e classe social de nossos discentes.

As estratégias para crescimento da UFAPE incluem aumento dos cursos de graduação e pós-graduação, novas instalações (laboratórios, salas de aula, espaços de convivência), incremento e priorização de bolsas (extensão, permanência, entre outras) e realização de concursos. Como estratégicas específicas, comentou sobre a capacitação e formação dos servidores, incentivo aos discentes, ambiente de trabalho saudável e o comprometimento de todos. Todas essas estratégias devem ser constantemente revistas e atualizadas.