PREC participou do Seminário COEX 2023, na sede da ANDIFES, em Brasília

Enviado por Daniela em Ter, 10/10/2023 - 10:24

Nos dias 18 e 19 de setembro, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), representada pelo Pró-reitor Prof. Marcos Pinheiro Franque, participou do Seminário COEX, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em Brasília. O COEX - Colégio de Pró-Reitores de Extensão das IFES – é um órgão assessor da ANDIFES voltado para a articulação e definição de políticas acadêmicas de Extensão.
A manhã de 18 de setembro foi marcada pela solene abertura do evento, com a participação da Diretoria Executiva da ANDIFES. O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ricardo Galvão, proferiu uma palestra sobre o papel crucial da Pesquisa, Extensão e formação profissional na promoção do desenvolvimento social do país.
Pela tarde, os debates ficaram por conta de outros importantes temas, como orçamento da extensão universitária e a proposta de construção de um sistema de informação da extensão universitária, um passo significativo para aprimorar a gestão e o impacto das atividades de extensão. Neste momento, estiveram presentes representantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração (FORPLAD) e da Diretora de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Superior.
O segundo dia da reunião, 19 de setembro, trouxe à tona discussões sobre a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Comissão de Desenvolvimento Acadêmico e o acompanhamento e avaliação da inserção curricular da extensão pelas IES. Essas discussões visam assegurar que a extensão universitária continue desempenhando um papel relevante no desenvolvimento das habilidades dos estudantes e na contribuição das universidades para a sociedade.
A Reunião COEX de 2023 foi encerrada com uma sessão dedicada a encaminhamentos e conclusões, representando uma oportunidade ímpar de colaboração e aprofundamento das discussões em torno da Extensão acadêmica no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Imagem slideshow
PREC ANDIFES